Para criar um programa que seja executável dentro de um computador, deve-se ter em mente três aspectos: a entrada de dados, o seu processamento e a saída deles. Sendo assim, todo programa estará trabalhando com estes três conceitos.
Se a entrada de dados for errada, o processamento será consequentemente de forma errada e resultará em respostas erradas.
Desta forma, dizer a alguém que foi erro do computador é ser um tanto “medíocre”. E isto é o que mais ouvimos quando nosso saldo está errado e vamos ao banco fazer uma reclamação, ou quando recebemos uma cobrança indevida.
Se ocorrer algum erro, é porque foi causado por falha humana. Realmente é impossível um computador errar por vontade própria, pois vontade é uma coisa que os computadores não têm. Uma entrada e uma saída podem ocorrer dentro de um computador de diversas formas. Por exemplo, uma entrada pode ser feita por teclado, modem, leitores óticos, disco, etc. e uma saída, por monitores, caixas de som, etc.
Em Java há algumas formas de entradas e saídas de dados. No nosso curso, utilizaremos janelas criadas por meio de classes e objetos do pacote Swing, que facilita a criação de interface gráfica e o uso de mouse e teclado.
#Entrada de Dados
Caixas de diálogo de entrada de dados são importantes para obter informações ou requisitar algo do usuário. No objeto JOptionPane , há o método showInputDialog() que é responsável por criar uma caixa de diálogo requisitando uma entrada de dados. Este método pode ser usado de várias maneiras.
A forma mais simples é criando uma caixa de diálogo com o título Input/Entrada, um ícone de interrogação, uma caixa de texto, uma mensagem e dois botões, conforme indicado na Figura 02.
Outra forma é utilizando dois argumentos, sendo:
-
- A mensagem que deve ser exibida ao usuário.
- O valor inicial da caixa de texto.
O valor inicial da caixa de texto é a string que deve aparecer dentro do campo onde digitamos nossa entrada. Assim que aparece a caixa, seu campo está preenchido com um valor inicial já selecionado.
#Ex.: O código JOptionPane.showInputDialog(“Qual o seu nome?”, “Digite seu nome aqui.”) cria a caixa da Figura 03.
Uma das formas mais completas desse método inclui alterar, inclusive, o título da caixa. São necessários quatro argumentos:
-
- Indica de qual frame a caixa de diálogo é dependente, ou seja, qual a janela principal que chamou a caixa Input Dialog. Caso a caixa de diálogo não dependa de nenhum frame ou janela principal, basta utilizarmos o valor null para este argumento;
- Define a mensagem que deve ser exibida ao usuário;
- Estabelece o título da caixa de texto;
- Indica qual o tipo de ícone a ser exibido na mensagem, definido pelas seguintes constantes (ou pelos números inteiros que as representam):
-
-
- PLAIN_MESSAGE (valor: -1): Mensagem limpa, sem nenhum ícone.
- ERROR_MESSAGE (valor: 0): Mensagem de erro.
- INFORMATION_MESSAGE (valor: 1): Mensagem informativa.
- WARNING_MESSAGE (valor: 2): Mensagem de alerta.
- QUESTION_MESSAGE (valor: 3): Mensagem de requisição ou pergunta.
-
Esta é a opção padrão do método showInputDialog().
#Ex.: O código JOptionPane.showInputDialog(null, “Qual o seu Nome?”, “Pergunta”, JOptionPane.PLAIN_MESSAGE) gera a caixa da Figura 04.
#Saída de dados
A exibição dos dados processados pode ser feita por meio do método OptionPane.showMessageDialog() que mostra uma caixa de mensagem.
Os códigos abaixo mostram como criar telas simples, que recebam valores do tipo Texto e Float, respectivamente.
—
📚 #Livro:
-
- Java 8 – Programação de Computadores: Guia prático de introdução, orientação e desenvolvimento, José Augusto N. G. Manzano e Roberto Affonso da Costa Junior <https://amzn.to/4b9qKXb>
—
Até a próxima!
*Atualizado em 8 de maio de 2024
Desde ja agradecer a sua explicação que mto clara pra mim. o meu mto abrigado
@EDSON, sim, tem. Dê uma olhada neste exemplo: https://kdosh.net/java-calcular-media/
Como usar a classe joptionpane com laços de repetição? for, while, e do while.
https://kdosh.net/java-calcular-media/
Muito bem explicado !! obrigado
Disponha.