Outro dia, meu roteador sem fio deu pau e, para não deixar o povo na mão, peguei uma placa de rede sem fio PCI e configurei um computador velhinho que eu tinha aqui em casa para executar as funcionalidades de um Access Point, enquanto eu não comprava outro.
Os passos a seguir são válidos para Windows 7/8. ⚠️ Não testei no Windows XP.
✅ 1º PASSO: Execute o Prompt de Comando como Administrador: “Menu Inciar > Todos os Programas > Acessórios >Prompt de Comando“.
✅ 2º PASSO: Digite os comandos a seguir, observando que é necessário definir um nome para sua rede e uma senha com pelo menos 9 (nove) caracteres:
1 |
netsh wlan set hostednetwork mode=allow ssid=NOME_DA_SUA_REDE key=SENHA_DA_REDE |
1 2 |
netsh wlan start hostednetwork netsh wlan show hostednetwork |
Para facilitar minha vida na criação do access point, automatizei todo o processo criando um arquivo de lote (.BAT), contendo todos os comandos acima (pode ser usado qualquer editor de texto).
1 2 3 4 5 |
netsh wlan stop hostednetwork netsh wlan set hostednetwork mode=allow ssid=NOME_DA_SUA_REDE key=SENHA_DA_REDE netsh wlan start hostednetwork netsh wlan show hostednetwork pause |
Em seguida, salve o arquivo criado com a extensão .BAT: “Menu Arquivo -> Salvar como…”.
Em “Nome:”, digite “Nome_Arquivo.BAT” e, em “Tipo:”, selecione “Todos os arquivos”.
Depois, teste o arquivo criado executando-o como administrador.
Resultado da execução do arquivo de lote. Access point criado com sucesso!
Observe que é criada uma nova conexão de rede para seu access point, e sua máquina passa a ser um gateway de rede e a atribuir endereços IP por DHCP aos computadores que se conectam a ele.
O próximo passo é compartilhar o acesso à Internet, que vai ficar para outro post.
*Atualizado em 4 de julho de 2023
Até conecta no smartphone, mas não acessa nenhuma página da internet!
Obrigado por comentar. De fato, faltou eu postar a segunda parte do tutorial, que trata do compartilhamento do acesso à Internet em máquinas com sistema operacional Windows.
Tem um software bem simples é o Virtual Router precisa nem fazer isso ai, é só baixar.
Thiago, agradeço seu comentário.
Sabemos que existem muitas outras soluções de software tanto em Linux quanto em Windows, mas nossa intenção aqui foi mostrar uma alternativa a esses programas.
Abraço.