🌡️ O que são Escalas Termométricas?
As Escalas Termométricas são conjuntos de valores numéricos, onde cada valor é associado a uma determinada temperatura.
Para a graduação dessas escalas, são selecionados dois fenômenos (pontos fixos) que ocorrem sempre nas mesmas condições:
- O 1° ponto fixo é a temperatura de fusão do gelo (quando o gelo derrete), conhecido como ponto de gelo.

- Já o 2° ponto fixo corresponde à temperatura de ebulição da água (quando a água ferve), denominado ponto de vapor.

🔥 A partir da escolha dos pontos fixos, são realizadas as seguintes etapas para graduar uma escala termométrica:
-
- O termômetro é colocado em contato com o gelo em fusão e, após o equilíbrio térmico, a altura da coluna de mercúrio é marcada.
- O termômetro é colocado em contato com a água em ebulição e, após o equilíbrio térmico, a altura da coluna de mercúrio é marcada.
- O espaço entre as duas marcas é dividido em partes iguais para estabelecer a escala numérica.

🔥 OBSERVAÇÕES:
-
- O intervalo de 0°C a 100°C e de 273K a 373K é dividido em 100 partes iguais, sendo que cada uma dessas partes corresponde a 1°C e 1K, respectivamente.
- Já na escala Fahrenheit, o intervalo de 32°F a 212°F é dividido em 180 partes iguais, e cada uma dessas partes corresponde a 1°F. É importante ressaltar que a escala Fahrenheit é utilizada principalmente em países de língua inglesa.
- A escala Kelvin, por sua vez, é conhecida como escala absoluta de temperatura. Ela foi proposta por Lorde Kelvin, que atribuiu o valor de zero absoluto à menor temperatura admitida na natureza. Essa temperatura corresponde à situação em que a agitação das partículas de um corpo cessa, e embora seja inatingível na prática, Kelvin calculou que ela seria aproximadamente igual a -273,15°C. Na prática, no entanto, é comum utilizarmos a aproximação de -273°C para representar o zero absoluto.
📈 Relação entre as Escalas
Considere as temperaturas TC, TK e TF quaisquer, como indicadas na figura:

Podemos relacionar as temperaturas indicadas nas diferentes escalas termométricas da seguinte forma:
💻 Algoritmo
A partir das relações dadas anteriormente, é possível criar uma algoritmo que receba uma temperatura numa dada escala e converta para outra:
-
- de Celsius para Kelvin ➡️ TK = TC + 273
- de Celsius para Fahrenheit ➡️ TF = (9/5) * TC + 32
- de Kelvin para Celsius ➡️ TC = TK – 273
- de Kelvin para Fahrenheit ➡️ TF = (9/5) * (TK – 273) + 32
- de Fahrenheit para Celsius ➡️ TC = (5/9) * (TF – 32)
- de Fahrenheit para Kelvin ➡️ TK = (5/9) * (TF – 32) + 273
Considerando as fórmulas obtidas, desenvolvemos o seguinte algoritmo (em Portugol do VisuAlg) para conversão entres as diferentes escalas:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 |
algoritmo "Conversão de temperaturas" var opcao: inteiro temperatura: real inicio escreval("1 - Celsius -> Kelvin") escreval("2 - Celsius -> Fahrenheit") escreval("3 - Kelvin -> Celsius") escreval("4 - Kelvin -> Fahrenheit") escreval("5 - Fahrenheit -> Celsius") escreval("6 - Fahrenheit -> Kelvin") escreva("Escolha uma opção: ") leia(opcao) escreva("Digite a temperatura: ") leia(temperatura) escolha opcao caso 1 escreval(temperatura, "°C = ", (temperatura+273), " K") caso 2 escreval(temperatura, "°C = ", ((9/5*temperatura)+32), " °F") caso 3 escreval(temperatura, " K = ", (temperatura-273), "°C") caso 4 escreval(temperatura, " K = ", ((9/5*(temperatura-273)) + 32), " °F") caso 5 escreval(temperatura, "°F = ", (5/9*(temperatura-32)), " °C") caso 6 escreval(temperatura, "°F = ", (5/9*(temperatura-32)+273), " K") outrocaso escreval("Opção inválida.") fimescolha fimalgoritmo |
👨🏫 Explicando…
O algoritmo em questão tem como objetivo realizar conversões de temperatura entre as escalas Celsius, Kelvin e Fahrenheit.
Nas linhas 6 a 11, são exibidas as opções de conversão para o usuário. Na linha 13, a opção escolhida é lida e armazenada na variável opcao
. Na linha 15, o usuário é solicitado a inserir a temperatura a ser convertida e a mesma é armazenada na variável temperatura
.
A partir da linha 18, é utilizado o comando escolha/caso
(confira aqui a sintaxe) para executar a conversão de acordo com a opção escolhida pelo usuário. Nas linhas de 19 a 30, são apresentadas as diferentes casos de conversão, utilizando as fórmulas adequadas para cada uma delas.
Caso a opção escolhida não seja nenhuma das previstas nos casos anteriores, a linha 32 é executada, apresentando a mensagem Opção inválida.
📚 REFERÊNCIAS
-
- Física 2 – Os Fundamentos da Física, 10ed – Ramalho, Nicolau e Toledo.
- Física 2 – Termodinâmica e Ondas – Young e Freedman, 14ed.
—
💬 Deixe suas dúvidas e sugestões na área de comentários logo abaixo.
*Atualizado em 23 de fevereiro de 2023
☕ Versão em Java:
⌨️ Versão em Linguagem C:
🐍 Versão em Python: