Algoritmo | VisuAlg – Jogo de 10 perguntas

0
200

🎲 O Jogo

Este algoritmo foi sugerido por @Manoel de Sousa – LISA IT em um vídeo do nosso canal no YouTube.

⚙️ PROBLEMA: Elaborar um algoritmo capaz de permitir jogar um quiz de perguntas e respostas com os seguintes requisitos:

    • Jogo com 10 perguntas sobre a disciplina, em que cada acerto vale 10 ou 5 pontos:
      • 10 pontos na primeira tentativa,
      • 5 pontos na segunda tentativa,
      • 0 pontos se errar as duas tentativas.
    • Ao final, exibir a pontuação total.
    • Exibir mensagem junto a pontuação:
      • excelente se atingir 100 pontos,
      • ótimo se fizer entre 75 e 99 pontos,
      • bom se fizer entre 50 e 74 pontos,
      • regular se fizer entre 25 e 49 pontos,
      • péssimo se fizer menos de 24 pontos.
    • Após, podem ser exibidos erros e acertos.

OBSERVAÇÕES:

    • É interessante observar que é possível utilizar uma versão testável na ferramenta VisuAlg, por exemplo, em função da maior complexidade do algoritmo.
    • O mais importante na atividade é a lógica correta, avaliação de respostas e cálculo da pontuação, mas a aparência e uso de elementos especiais para melhoria da jogabilidade são desnecessários em termos de pontuação na atividade.

🎲 Uma Solução…

📋 ARQUIVO: Para facilitar nosso trabalho, criamos um arquivo .TXT com as as perguntas, itens e gabarito, cujo conteúdo será lido e armazenado no vetor perguntas[30].
Clique aqui e baixe o arquivo perguntas.txt; ao executar o algoritmo, indique o caminho completo do arquivo (onde você o salvou), por exemplo:

C:\Users\helioandrade\Desktop\perguntas.txt

💻ALGORITMO:


💻 SAÍDA:

*** Clique para ampliar! ***


No teste acima, utilizei um arquivo com conteúdo qualquer apenas para testar. Sinta-se à vontade para modificar o arquivo perguntas.txt.

📚 REFERÊNCIAS:


🗣️ Deixe suas dúvidas e sugestões logo abaixo.

*Atualizado em 5 de julho de 2023

Estude a Bíblia!
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments