Tipos de Dados em Algoritmos

4
941

Como já sabemos, um algoritmo consiste em uma sequência de passos bem definidos com o objetivo de resolver um determinado problema. Em outras palavras, um algoritmo executa um conjunto de instruções em uma determinada ordem, utilizando um conjunto de dados de entrada, para produzir um conjunto desejado de dados de saída.

Portanto, um algoritmo é uma ferramenta computacional que transforma dados brutos de entrada em informações úteis na saída.

Ao desenvolver um algoritmo, é importante deixar explícito com quais tipos de dados ele irá trabalhar, uma vez que o computador é uma máquina que aguarda instruções e dados para processar.

Nós, seres humanos, lidamos com diversos tipos de dados e informações em nossas atividades pessoais e profissionais, como senhas, contas bancárias, datas de aniversário, salários, poemas, músicas, cheiros, fotos de momentos especiais, entre outros.

Da mesma forma, os computadores também processam diferentes tipos de dados. Para realizar um processamento correto dos dados de entrada, é necessário que o computador saiba previamente em qual tipo específico cada dado se enquadra.

Embora os tipos de dados possam variar de uma linguagem de programação para outra, os mais comuns são numéricos (inteiros e reais), literais e lógicos.

Tipos Inteiros

São dados numéricos que incluem números inteiros, ou seja, números naturais e negativos.

✍️ Exemplos:

    • Eu tenho 33 anos de idade.
    • João tem 2 filhos.

Tipos Reais

São dados numéricos que englobam números naturais, inteiros e racionais, incluindo números negativos, positivos, fracionários e com casas decimais.

✍️ Exemplos:

    • A área de um terreno é igual a 123,50 m².
    • O saldo da conta é R$ -258,69.
    • A temperatura ambiente é de -20°C.

Tipos Literais

São dados constituídos por sequências de letras, números e símbolos especiais, incluindo espaços em branco. Esses tipos de dados devem ser delimitados por aspas duplas.

✍️ Exemplos:

    • “Celular: (98) 1234-5678”.
    • “CPF: 123.456.789-10”.
    • “Endereço: Rua Fulano de Tal, nº 1234”.
    • “Hélio Andrade”.

Tipos Lógicos

São dados que assumem os valores VERDADEIRO ou FALSO. Também são conhecidos como tipos de dados booleanos, em homenagem a George Boole. Eles são usados em estruturas de controle para tomada de decisões e controle de fluxo em algoritmos e programação.

✍️ Exemplo: O algoritmo a seguir verifica se as variáveis tem_carteira e tem_carro são verdadeiras (VERDADEIRO) usando o operador “e” lógico. Dependendo do resultado, a mensagem adequada é exibida.

📢 É importante ressaltar que existem outros tipos de dados, mas os mencionados aqui são suficientes para um programador iniciante, uma vez que as habilidades fundamentais a serem desenvolvidas são o raciocínio lógico e o domínio das estruturas básicas de programação.

À medida que você avança nos estudos e na carreira profissional, será mais fácil assimilar novos tipos e estruturas de dados.

📚 Livros

    • MANZANO, José Augusto N. G. (Compilador); OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de (Compilador). Algoritmos: Lógica Para Desenvolvimento de Programação de Computadores – Edição Revisada e Atualizada. São Paulo: Editora Érica, 2019. <https://amzn.to/43sGKic>
    • FORBELLONE, André Luiz Villar; EBERSPÄCHER, Henri Frederico. Lógica de programação: A construção de algoritmos e estruturas de dados com aplicações em Python. 4ª ed. São Paulo: Bookman, 31 mar. 2022. <https://amzn.to/3NS4l6f>
    • SOUZA, Marco A. Furlan de et al. Algoritmos E Lógica Da Programação. 3ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 10 jan. 2019. <https://amzn.to/46QWZIR>


🗨️ Sinta-se à vontade para deixar uma mensagem logo abaixo caso surjam dúvidas, críticas ou sugestões.

*Atualizado em 15 de julho de 2023

Estude a Bíblia!
Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
eblopes
eblopes
9 anos atrás

Muito boa a aula

gerson
gerson
9 anos atrás

muito boa explicação.

Adriana Costa
Adriana Costa
9 anos atrás

Essas atividades tem que serem respondidas e enviadas?Conta para o certificado?