Serpentes no Deserto da Vida

Moisés fez então uma serpente de bronze e a colocou num poste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, permanecia vivo. Números 21:9

Moisés fez então uma serpente de bronze e a colocou num poste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, permanecia vivo.

Números 21:9

Lembrei-me do texto acima hoje… e me veio à mente o quanto é importante colocarmos nosso foco única e exclusivamente em Jesus.

O primeiro aspecto que me saltou aos olhos, ao reler o texto algumas vezes, é que Deus havia respondido ao pedido do povo:

O Senhor ouviu o pedido de Israel e lhes entregou os cananeus. Israel os destruiu completamente, a eles e às suas cidades; de modo que o lugar foi chamado Hormá.

Números 21:3

Mais uma demonstração do cuidado do Senhor, fé renovada e a vida deveria seguir, com um coração cheio de confiança Nele.

Contudo, não foi bem o que houve:

Partiram eles do monte Hor pelo caminho do mar Vermelho, para contornarem a terra de Edom. Mas o povo ficou impaciente no caminho
e falou contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que vocês nos tiraram do Egito para morrermos no deserto? Não há pão! Não há água! E nós detestamos esta comida miserável!”

Números 21:4,5

Olhar hoje, aqui sentado no conforto da minha casa e dos milhares de anos que me separam desse fato, parece fácil…

Há muitas coisas que não estão sob nosso controle e invariavelmente, cedo ou tarde, irão nos atribular, perturbando nossa paz – desemprego, traição, fome, miséria, morte, doença, violência, crises econômicas… A lista seria grande e a tentação para ser incrédulo, idem.

E são nesses momentos nos quais é bom que olhemos todo o bem que até aqui nos fez o Senhor, pois vivemos de fé em fé. O “Senhor ouviu o pedido de Israel”… o Senhor nosso Deus ouviu nossos pedidos do passado (que não foram poucos).

O dia de amanhã virá com seus próprios males, imprevisíveis, talvez tão angustiosos ao ponto de dizermos:

“Não há pão! Não há água! E nós detestamos esta comida miserável!”…


A ironia da narrativa contida em Números 21 é que foi requerido apenas que tivessem fé e controlassem a impaciência, em uma ocasião na qual a vitória era certa, desde que cressem Naquele que os libertara.

Porém, exigiu-se uma prova extrema para que tivessem fé, diante de tamanha impertinência…

Então o Senhor enviou serpentes venenosas que morderam o povo, e muitos morreram.

Números 21:6

NUNCA ESQUEÇA: Que a fé de ontem seja a mesma fé de hoje e de amanhã. Que não seja necessário estarmos cercados por serpentes venenosas para olharmos para a cruz!

Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, permanecia vivo.

Números 21:9

Nada é maior que Cristo, e para tudo existe um propósito. Até mesmo a serpente de bronze foi uma demonstração da misericórdia de Deus para quem olhava para ela.

Enfim…

Em Cristo, temos vida!

Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado,
para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.

João 3:14,15

Estude conosco!
Estude a Bíblia!

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui