É certo que a monarquia em Israel impulsionou o movimento do profetismo. Neste post, destaco os principais profetas dos livros históricos de Reis e Crônicas, bem como um pouco de suas atividades em reinados específicos.

  1. Natã (1Re 1.10). Profetizou a Davi.
  2. Aías, silonita (1Re 11.29; 15.29). Profetizou que Jeroboão, filho de Nebate, seria rei sobre dez tribos de Israel. Pegou uma capa nova e a rasgou em 12 pedaço, e mandou Jeroboão tomar dez.
  3. Semaías, homem de Deus (1Re 12.22). Impediu que Roboão lutasse contra Jeroboão, por ordem de Deus.
  4. Profeta anônimo, de Judá (1Re 13.1-2). Profetizou contra o altar em Betel, onde se encontrava Jeroboão para queimar incenso.
  5. Azarias, filho de Odede (2Cr 15.1). Profetizou a Asa e a todo Judá, trazendo ânimo e consolo.
  6. Hanani (2Cr 16.7). Repreendeu Asa por ter se aliançado com o rei da Síria, Ben-Hadade. Hanani foi lançado no cárcere, no tronco.
  7. 400 profetas mentirosos (2Cr 18.5).
  8. Micaías, filho de Inlá (2Cr 18.8). Um dos profetas mais extraordinários do período monárquico. Foi contra a palavra dos quatrocentos profetas que estavam a serviço de Acabe. Viu Israel sem pastor; viu Deus assentado no Seu trono. Profetizou a derrota da coalizão de Israel e Judá, bem como  a morte de Acabe.
  9. Zedequias, filho de Quenaana (2Cr 18.10). Um dos que profetizou a favor de Acabe, pelo espírito mentiroso. 
  10. Jeú, filho de Hanani (1Re 16.1; 2Cr 19.2). Profetizou duramente contra Baasa. Este havia feito Israel perverter seu caminho, irritando a Deus com seus pecados. Também repreendeu Josafá por ter se aliançado com Acabe.
  11. Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Banaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe (2Cr 20.14). Pela palavra profética, fortaleceu o coração de Josafá e toda Judá, diante do iminente ataque dos amonitas, moabitas e dos do monte Seir.
  12. Eliézer, filho de Dodavá, de Maressa (2Cr 20.37). Repreendeu Josafá por ter se aliançado com Acazias na construção de navios a fim de irem a Társis.
  13. Elias (2Cr 21.12). Enviou uma carta a Jeorão. Repreendeu duramente a Jeorão, rei de Judá, pela tamanha idolatria, por ter matado seus irmãos por serem melhores que ele. Profetizou uma enfermidade que mataria o rei.
  14. Elizeu (2Re 9.1). Enviou um discípulo para ungir Jeú, filho Josafá, filho de Ninsi para ser rei de Israel.
  15. Zacarias, filho de Joiada (2Cr 24.20-22). Foi apoderado pelo Espírito de Deus, Profetizou contra Joas e o povo que se desviava do Senhor para adorar os baalins. Foi apedrejado, por ordem do rei, no pátio da Casa do SENHOR. A Bíblia relata suas últimas palavras: “o SENHOR o verá e o retribuirá”.
  16. Profetas (2Cr 24.19): profetas foram enviados aos príncipes de Judá para os reconduzir a Deus e testemunharem contra os atos de idolatria.
  17. Certo homem de Deus (2Cr 25.7). Advertiu Amazias de Judá que dispensasse os cem mil que haviam sido contratados de Israel para subir à guerra contra Edom.
  18. Um profeta (2Cr 25.15). Veio da parte de Deus para exortar ao rei Amazias sobre a adoração aos deuses dos edomitas que haviam sido trazidos.

Espero que tenha gostado!

Abraços e até o próximo estudo.

Estude a Bíblia!
Estude a Bíblia!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui