O Deus da Criação

Deus é descrito na Bíblia como um ser infinito, eterno e auto-existente que é a causa primária de tudo o que existe. Ele existiu eternamente antes de criar o universo finito e está acima e independe de toda criação. Além disso, Deus é revelado como um ser pessoal que criou Adão e Eva à sua imagem, permitindo que eles tivessem comunicação e comunhão pessoal com Ele.

Deus também é revelado como um ser moral que criou tudo bom e sem pecado. Ao terminar a obra da criação, Deus observou que tudo o que tinha feito era “muito bom”. Adão e Eva foram criados à imagem e semelhança de Deus, e portanto, não tinham pecado. No entanto, o pecado entrou no mundo quando Eva foi tentada pela serpente, ou Satanás.

Estude a Bíblia!

O Método da Criação

Deus criou tudo o que existe nos céus e na terra (Gênesis 1:1; Isaías 40:28; 42:5; 45:18; Marcos 13:19; Efésios 3:9; Colossenses 1:16; Hebreus 1:2; Apocalipse 10:6). O verbo “criar” (em hebraico “bara”) é usado exclusivamente para se referir a uma atividade que só Deus pode realizar. Isso significa que, em um momento específico, Deus criou matéria e substância que nunca existiram antes (veja a nota em Gênesis 1:3).

A Bíblia afirma que, no início da criação, a terra era informe, vazia e coberta de trevas (Gênesis 1:2). Nessa época, o universo não tinha a forma ordenada que tem agora. O mundo estava vazio, sem nenhum ser vivo e sem nenhum vestígio de luz. Depois dessa etapa inicial, Deus criou a luz para dissipar as trevas (Gênesis 1:3-5), deu forma ao universo (Gênesis 1:6-13) e encheu a terra com seres vivos (Gênesis 1:20-28).

O método que Deus usou para criar foi o poder de Sua palavra. Repetidas vezes é declarado: “E Deus disse…” (Gênesis 1:3, 6, 9, 11, 14, 20, 24, 26). Em outras palavras, Deus falou e os céus e a terra passaram a existir. Antes da palavra criadora de Deus, eles não existiam (Salmos 33:6,9; 148:5; Isaías 48:13; Romanos 4:17; Hebreus 11:3).

Toda a Trindade, e não apenas o Pai, desempenhou sua parte na criação:

  • O Filho é a Palavra poderosa através da qual Deus criou todas as coisas. No prólogo do Evangelho segundo João, Cristo é revelado como a eterna Palavra de Deus (João 1:1). “Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (João 1:3). Paulo também afirma que todas as coisas foram criadas por meio de Cristo (Colossenses 1:16), e o autor de Hebreus afirma que Deus fez o universo por meio de Seu Filho (Hebreus 1:2).
  • O Espírito Santo também desempenhou um papel ativo na obra da criação. Ele é descrito como “pairando” sobre a criação, preservando-a e preparando-a para as atividades criadoras adicionais de Deus. A palavra hebraica traduzida por “Espírito” (ruah) também pode ser traduzida por “vento” e “fôlego”. Por isso, o salmista testifica do papel do Espírito ao declarar: “Pela palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo Espírito da Sua boca” (Salmos 33:6). Além disso, o Espírito Santo continua a manter e sustentar a criação (Jó 33.4; Sl 104.30). Portanto, a obra da criação é uma ação divina trinitária, na qual todas as pessoas da Trindade desempenharam um papel ativo.

O Propósito da Criação

Deus criou o mundo por razões específicas. Ele criou os céus e a terra para mostrar sua glória, majestade e poder. Quando olhamos ao redor e vemos a beleza e a ordem da natureza, sentimos reverência pelo nosso Criador. Deus também criou o mundo para receber a glória e honra que lhe são devidas. Tudo na natureza louva a Deus e Ele deseja receber a mesma devoção dos seres humanos.

Deus criou a terra para que a humanidade pudesse cumprir seus propósitos e alvos. Ele criou Adão e Eva para terem comunhão amorosa e pessoal com Ele para sempre. Deus quer que os seres humanos o adorem e o sirvam com fé, lealdade e gratidão. Quando Adão e Eva pecaram, Deus prometeu enviar um Salvador para redimir a humanidade das consequências do pecado. Deus quer ter um povo que o glorifique, viva em retidão e santidade e encontre prazer nEle. A culminação do propósito de Deus na criação está no livro do Apocalipse, onde João descreve o fim da história com a promessa de que Deus habitará com o seu povo para sempre.

Estude a Bíblia!
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários