Fé, Amor e Conhecimento

Não precisa ser teólogo, basta saber ler e contar, para perceber que no Novo Testamento três palavras aparecem várias vezes: FÉ, AMOR e CONHECIMENTO.

Quando percebi isso, não foi difícil associá-las de imediato com os relacionamentos humanos, mais especificamente com a relação homem x mulher. O raciocínio inicial é simples, e chega até mesmo a parecer infantil: somos seres pessoais, o que nos permite ter relações interpessoais profundas (ou não), e, se somos feitos à imagem e semelhança de Deus, é de se esperar que Ele também seja um ser pessoal.

A fé é baseada sobre os fundamentos do conhecimento: “E como crerão naquele de quem não ouviram falar?” (Rm 10:14). Parece improvável acreditarmos naquilo que simplesmente não foi exposto ao nosso ser… Isso me faz lembrar daquela pessoa que sempre esteve ali perto, e, por motivos vários, era invisível para você, não chamava sua atenção, até o momento em que você passa a conviver mais próximo a ela, e descobre qualidades que a transformam na mais interessante pessoa do mundo. Ela passou a ser conhecida por você, o que, por sua vez, faz brotar a sementinha da fé (nela) em seu coração… Por conseguinte, quanto mais conhecimento você tem de algo ou alguém, mais seguro e confiante você se sente. O inverso também é possível: quanto mais se sabe do caráter ruim de alguém, menos confiança teremos e desejaremos manter distância…

Daí surge um ciclo virtuoso: quanto mais eu conheço mais eu confio; quanto mais eu confio, mais quero conhecer! Na medida em que conheço e me torno conhecido, inspiro confiança, o que faz brotar um fé em mim, baseada não no que eu aparento ser, mas no que de fato sou enquanto ser humano – com as qualidades que agradam juntamente com os defeitos que podem ser tolerados. A vivência a dois demanda tempo, aprender e conhecer mais o outro requer tempo e dedicação, e o conhecimento resultante torna-se base para uma confiança firme… e os dois juntos, CONHECIMENTO e FÉ, são o terreno fértil sob o qual é plantado o AMOR.

Surge, então, um novo ciclo virtuoso: Quanto mais eu conheço, mais eu confio… e quanto mais eu confio e conheço, mais cresce o meu amor; quanto mais eu amo, mais conhecimento quero adquirir, e quanto mais conhecimento adquiro, maiores serão minha fé e meu amor. Assim é um relacionamento humano…

 

“E… quanto mais conheço a Ti, ó Deus, minha fé é fortalecida, e vivo uma vida baseada na certeza e na esperança daquilo que sei de Ti.
Tu tens todo o poder! És soberano sobre tudo e todos! Tu és a própria vida!
Em Ti, sempre confiarei, pois minha mente está cheia dos pensamentos que nascem em Tuas fiéis palavras!
Tu és o amor! E quanto mais aprendo de Ti, mais descubro o quão profundo e imensurável é o Teu amor por nós!”

 

(Hélio Andrade)

Estude conosco!
Estude a Bíblia!

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui