O Significado do Nome “Bíblia”

em

/

/

O conceito de Bíblia precisa ser analisado por, pelo menos, dois prismas:
    • material ou físico
    • e imaterial ou espiritual.

É concorrente, na teologia bibliológica, a noção que a Bíblia é um conjunto de livros que se harmonizam entre si. É um compêndio de ideias que se afirmam e se justificam umas nas outras na busca de iluminar o coração dos que se debruçam nas páginas do Livro de Deus.

Por isso, entender a Bíblia e sua sistemática é primordial para o conhecimento do Eterno Deus, e por que não dizer, de nós mesmos.

Estude a Bíblia!

“A palavra Bíblia (Livro) entrou para as línguas modernas por intermédio do francês, passando primeiro pelo latim biblia, com origem no grego biblos. Originalmente era o nome que se dava à casca de um papiro do século XI a.C. Por volta do século II d.C., os cristãos usavam a palavra para designar seus primeiros escritos sagrados”[1]

A palavra grega que indica o plural livros (biblíon) é βιβλία (livretos) e aparece em João 21.25; 2Timóteo 4.13 e Apocalipse 20.12, por exemplo.

          • Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.
          • Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.
          • E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro (biblíon), que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

Contudo, é importante dizer que em nenhum dos casos em que o termo grego aparece está se referindo a Bíblia propriamente dita.

A palavra biblía literalmente significa livros pequenos, livretos.

Qualquer folha de papiro podia-se chamar de biblíon. A coleção ou o conjunto de pequenos livros se chamava de biblía.

Sugere-se que João Crisóstomo (século IV d.C.), patriarca de Constantinopla, teria usado pela primeira vez o nome bíblia para se referir ao conjunto dos livros sagrados.

O caule fibroso do papiro era transportado através do porto da cidade de Biblos na região da antiga Fenícia até a Grécia.[2]


REFERÊNCIAS

[1] GEISLER, Norman, Introdução Bíblica / Norman Geisler e William Nix; tradução Oswaldo Ramos. – São Paulo : Editora Vida, 2006, p. 5.

[2] Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento / Colin Brown, Lothar Coenen (orgs.); [tradução Gordon Chown]. 2ed. São Paulo: Vida Nova, 2000, p. 1200.

Estude a Bíblia!

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados