É certo que a monarquia em Israel impulsionou o movimento do profetismo. Neste post, destaco os principais profetas dos livros históricos de Reis e Crônicas, bem como um pouco de suas atividades em reinados específicos.
- Natã (1Re 1.10). Profetizou a Davi.
- Aías, silonita (1Re 11.29; 15.29). Profetizou que Jeroboão, filho de Nebate, seria rei sobre dez tribos de Israel. Pegou uma capa nova e a rasgou em 12 pedaço, e mandou Jeroboão tomar dez.
- Semaías, homem de Deus (1Re 12.22). Impediu que Roboão lutasse contra Jeroboão, por ordem de Deus.
- Profeta anônimo, de Judá (1Re 13.1-2). Profetizou contra o altar em Betel, onde se encontrava Jeroboão para queimar incenso.
- Azarias, filho de Odede (2Cr 15.1). Profetizou a Asa e a todo Judá, trazendo ânimo e consolo.
- Hanani (2Cr 16.7). Repreendeu Asa por ter se aliançado com o rei da Síria, Ben-Hadade. Hanani foi lançado no cárcere, no tronco.
- 400 profetas mentirosos (2Cr 18.5).
- Micaías, filho de Inlá (2Cr 18.8). Um dos profetas mais extraordinários do período monárquico. Foi contra a palavra dos quatrocentos profetas que estavam a serviço de Acabe. Viu Israel sem pastor; viu Deus assentado no Seu trono. Profetizou a derrota da coalizão de Israel e Judá, bem como a morte de Acabe.
- Zedequias, filho de Quenaana (2Cr 18.10). Um dos que profetizou a favor de Acabe, pelo espírito mentiroso.
- Jeú, filho de Hanani (1Re 16.1; 2Cr 19.2). Profetizou duramente contra Baasa. Este havia feito Israel perverter seu caminho, irritando a Deus com seus pecados. Também repreendeu Josafá por ter se aliançado com Acabe.
- Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Banaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe (2Cr 20.14). Pela palavra profética, fortaleceu o coração de Josafá e toda Judá, diante do iminente ataque dos amonitas, moabitas e dos do monte Seir.
- Eliézer, filho de Dodavá, de Maressa (2Cr 20.37). Repreendeu Josafá por ter se aliançado com Acazias na construção de navios a fim de irem a Társis.
- Elias (2Cr 21.12). Enviou uma carta a Jeorão. Repreendeu duramente a Jeorão, rei de Judá, pela tamanha idolatria, por ter matado seus irmãos por serem melhores que ele. Profetizou uma enfermidade que mataria o rei.
- Elizeu (2Re 9.1). Enviou um discípulo para ungir Jeú, filho Josafá, filho de Ninsi para ser rei de Israel.
- Zacarias, filho de Joiada (2Cr 24.20-22). Foi apoderado pelo Espírito de Deus, Profetizou contra Joas e o povo que se desviava do Senhor para adorar os baalins. Foi apedrejado, por ordem do rei, no pátio da Casa do SENHOR. A Bíblia relata suas últimas palavras: “o SENHOR o verá e o retribuirá”.
- Profetas (2Cr 24.19): profetas foram enviados aos príncipes de Judá para os reconduzir a Deus e testemunharem contra os atos de idolatria.
- Certo homem de Deus (2Cr 25.7). Advertiu Amazias de Judá que dispensasse os cem mil que haviam sido contratados de Israel para subir à guerra contra Edom.
- Um profeta (2Cr 25.15). Veio da parte de Deus para exortar ao rei Amazias sobre a adoração aos deuses dos edomitas que haviam sido trazidos.
Espero que tenha gostado!
Abraços e até o próximo estudo.
Muito bom meu amigo
amém, glória Deus!
obrigado!