(Re)começos

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. (Romanos 8:28)

Recomeçar nem sempre é algo fácil…

Hoje, estou passando aqui rapidinho para registrar um pensamento sobre (re)começar com poucos recursos ou em situações que são consideradas “humilhantes”.

Parando um pouco, relembrei-me de vários textos da Bíblia Sagrada em que a limitação de recursos foi mais decisiva do que a abundância de oportunidades.

A começa com uma pequena semente:

Ele respondeu: “Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível.

Mateus 17:20

José veio de uma prisão:

O faraó mandou chamar José, que foi trazido depressa do calabouço. Depois de se barbear e trocar de roupa, apresentou-se ao faraó.

Gênesis 41:14

Jesus tinha apenas 5 pães e 2 peixes para alimentar cerca de 5 mil homens:

Perguntou ele: “Quantos pães vocês têm? Verifiquem”. Quando ficaram sabendo, disseram: “Cinco pães e dois peixes”.

Marcos 6:38

A viúva de Sarepta tinha apenas um pouco de farinha e azeite:

Enquanto ela ia indo buscar água, ele gritou: “Por favor, traga também um pedaço de pão”.

“Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus”, ela respondeu, “não tenho nenhum pedaço de pão; só um punhado de farinha num jarro e um pouco de azeite numa botija. Estou colhendo uns dois gravetos para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para o meu filho, para que a comamos e depois morramos.”

1 Reis 17:11,12

Gideão e os 300 guerreiros:

O Senhor disse a Gideão: “Com os trezentos homens que lamberam a água livrarei vocês e entregarei os midianitas nas suas mãos. Mande para casa todos os outros homens”.

Juízes 7:7

Uma pequena nuvem se transformou numa tempestade:

Na sétima vez o servo disse: “Uma nuvem tão pequena quanto a mão de um homem está se levantando do mar”. Então Elias disse: “Vá dizer a Acabe: Prepare o seu carro e desça, antes que a chuva o impeça”.

1 Reis 18:44

E, para concluir, não é uma boa ideia desprezar aquilo que consideramos pequeno. Negligenciar o pouco que temos só agrava a situação.

O senhor respondeu: “Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei?

Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez. Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado”.

Mateus 25:28,29

Hélio Andrade, São Luís/Ma

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui