Crie um programa em Java que verifique se um ano é (ou não) bissexto

2
84

☀️ Um ano bissexto é um ano que contém um dia extra, conhecido como o dia bissexto, inserido no calendário para ajustar a discrepância entre o ano civil (365 dias) e o tempo que a Terra leva para completar uma órbita ao redor do Sol (aproximadamente 365,2425 dias). Essa diferença é causada pelo fato de um ano não ser exatamente igual a 365 dias.

🗓️ No calendário gregoriano, que é amplamente utilizado hoje em dia, um ano bissexto ocorre a cada quatro anos, exceto em anos que sejam divisíveis por 100, e também sejam divisíveis por 400. Em outras palavras:

    • Todos os anos divisíveis por 4 são anos bissextos.
    • No entanto, anos divisíveis por 100 não são bissextos, a menos que também sejam divisíveis por 400.

Essa regra adicional evita que haja muitos dias bissextos, que, se ocorressem a cada quatro anos, causariam um ajuste excessivo no tempo.

⚠️ O dia extra em um ano bissexto é adicionado no dia 29 de fevereiro, o que significa que o mês de fevereiro tem 29 dias em vez de 28. Isso mantém o calendário alinhado com as estações do ano, garantindo que o equinócio da primavera (no hemisfério norte) ocorra por volta do dia 20 ou 21 de março.

A inclusão de anos bissextos é uma forma de sincronizar o calendário com o movimento real da Terra ao redor do Sol e garantir que nossos ciclos de tempo mantenham uma correspondência aproximada com os eventos astronômicos.


✍️ Exemplo #1
: Vamos considerar o ano de 2024.

    1. Verifique se o ano é divisível por 4. No caso de 2024, podemos dividir 2024 por 4 e obtemos um resultado exato: 506.
    2. Verifique se o ano é divisível por 100. Como 2024 não é um múltiplo de 100, essa etapa não afeta a determinação.
    3. Verifique se o ano é divisível por 400. Novamente, 2024 não é um múltiplo de 400, portanto, essa etapa também não afeta a decisão.

Dado que o ano de 2024 é divisível por 4 sem deixar um resto, ele é considerado um ano bissexto. Isso significa que o ano terá 366 dias, com o dia extra adicionado em 29 de fevereiro.

✍️ Exemplo #2: Vamos realizar o mesmo cálculo para o ano 2023.

    1. Verifique se o ano é divisível por 4. Dividindo 2023 por 4, obtemos um resultado com um resto: 505,75. Isso indica que não é um múltiplo exato de 4.
    2. Verifique se o ano é divisível por 100. Como 2023 não é um múltiplo de 100, essa etapa não afeta a determinação.
    3. Verifique se o ano é divisível por 400. Novamente, 2023 não é um múltiplo de 400, portanto, essa etapa também não afeta a decisão.

Dado que o ano de 2023 não é divisível por 4 sem deixar um resto, ele não é considerado um ano bissexto. Isso significa que o ano terá 365 dias, sem um dia extra em 29 de fevereiro.

Portanto, o ano 2023 não é um ano bissexto.


☕ Programa em Java:


Alternativamente, podemos utilizar as classes da biblioteca java.time, para determinar se um ano é ou não bissexto:


🕵️ Explicando

Nesse código, utilizamos a classe Year da biblioteca java.time para verificar se o ano é bissexto utilizando o método isLeap(). Essa classe fornece recursos específicos para manipulação de anos.

O método isLeap() é um método da classe Year na biblioteca java.time em Java. Ele retorna um valor booleano indicando se o ano representado pelo objeto Year é um ano bissexto ou não.

A chamada Year.of(ano).isLeap() cria um objeto Year com o ano fornecido e, em seguida, verifica se esse ano é bissexto usando o método isLeap(). Se o ano for bissexto, o método retorna true; caso contrário, retorna false.

Esse método implementa a lógica para determinar se um ano é bissexto com base nas regras do calendário gregoriano, onde um ano é bissexto se for divisível por 4, a menos que seja divisível por 100. No entanto, se um ano for divisível por 400, ele é considerado bissexto. O método isLeap() encapsula essa lógica e simplifica a verificação do status de bissexto de um ano.

*Atualizado em 8 de maio de 2024

Estude a Bíblia!
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments