É importante saber a situação da licença do seu Windows em tempos de chaves de ativação piratas e ativadores disponíveis aos montes pela Internet.
O status do licenciamento do sistema operacional instalado em seu computador pode ser verificado com o comando slmgr acompanhado dos parâmetros /xpr e /dli.
Para isso, siga os passos a seguir para verificar se o Windows é original (ou não):
Acessando o Prompt de Comando
#Passo 1 – Execute o Prompt de Comando (CMD) como administrador:
Verificando a Licença do Windows com SLMGR
#Passo 2 – Uma vez no Prompt de Comando do Windows, digite o comando slmgr /dli e pressione a tecla Enter.
Na janela que surge, é possível verificar as seguintes informações: Nome, Descrição, Chave do Produto e Status da Licença.
No exemplo acima, temos as seguintes informações:
-
- Nome: Windows(R), CoreSingleLanguage edition – Aqui temos o nome da versão do seu Windows.
- Descrição: Windows(R) Operatin System, OEM_DN channel – Aqui temos o tipo de licenciamento de seu sistema operacional (OEM_DN channel).
A título de informação, sigla OEM (Original Equipment Manufacturer ou “Fabricante Original do Equipamento”) indica que o sistema operacional foi integrado pelo fabricante ao seu computador e que sua licença está associada ao seu hardware específico, contudo, não sendo possível utilizá-la em outra máquina. - Chave do Produto (Product Key) Parcial: 2KCH2 – Este item é autoexplicativo, sendo exibida apenas uma parte da licença do Windows.
- Status da Licença: Licenciado – Aqui temos a informação que estamos procurando. No exemplo utilizado, a licença é original (pois seu status é Licenciado) e o Windows, portanto, está ativado.
Quando executado em um sistema não licenciado, o comando slmgr /dli retorna os seguintes dados:
#Passo 3 – Execute o comando slmgr /xpr para verificar o tempo de ativação do sistema de sua licença, ou seja, seu “tempo de validade”.
No exemplo a seguir, a licença do Windows garante que o sistema está ativado permanentemente.
No exemplo abaixo, o Windows não está ativo e encontra-se em modo de notificação:
Caso você queira aprender mais sobre o Windows, clique aqui para acessar nossa Trilha de Windows 10 disponível em nosso blog.
Deixe suas dúvidas e sugestões na área de comentários logo abaixo.
—
*Atualizado em 23 de novembro de 2022