Variáveis
Simplificadamente, podemos dizer que um computador é uma máquina que recebe dados, executa algum tipo de processamento sobre eles e retorna os resultados (dados) obtidos.
Para receber, processar e retornar dados por meio de algoritmos, é necessário que haja o armazenamento temporário desses dados em memória.

Uma variável, portanto, é um “local” na memória primária no qual é guardado temporariamente o conteúdo a ser utilizado na execução do programa, podendo ter seu conteúdo modificado no decorrer do tempo.
Um variável, antes de ser utilizada, deve ser declarada, ou seja, você deve escolher um nome e definir um tipo de dado que será armazenado.
Por exemplo, se desejamos armazenar a quantidade de alunos de uma escola, podemos utilizar o nome qtde_alunos para essa variável (poderia ser qualquer outro nome de nossa escolha), e o tipo seria inteiro, pois, nesse caso, seria estranho dizer que há 200.5 alunos (200 alunos e meio).
Em Dart, a declaração de variáveis é feita da seguinte maneira:
tipo_da_variavel nome_da_variavel;
A declaração da nossa variável qtde_alunos do tipo inteiro fica assim:
int qtde_alunos;
Por enquanto, se prenda ao fato de que VARIÁVEIS armazenam dados que são utilizados temporariamente, e devem sempre ser DECLARADAS com um NOME identificador e o TIPO de que será armazenado.
Tipos de Dados
Nós, seres humanos, por exemplo, manipulamos em nossas atividades profissionais e pessoais vários tipos de dados e informações: senhas dos mais variados tipos, contas bancárias, datas de aniversários, o valor do nosso salário, um poema predileto, uma música que nos marcou, o cheiro de um perfume, a foto de um momento especial, etc.
A partir dessa diversificada gama de tipos de dados, realizamos cálculos mentais, repetimos ações, tomamos decisões dentre outros “processamentos” diversos. Com os computadores, ocorre algo parecido. Para que ocorra um processamento dito
correto sobre os dados de entrada faz-se necessário que o computador “saiba” de antemão em que tipo específico um dado se classifica.
Os tipos de dados podem variar de uma linguagem de programação para outra, contudo, os mais comuns são: numéricos (inteiros e reais), literais e lógicos.
Tipo Inteiros | int
Os tipos inteiros são os dados numéricos constituídos pelo conjunto dos números inteiros, ou seja, o conjunto dos naturais mais os números negativos.
Em Dart, os números inteiros são indicados pela palavra int.
1 2 3 4 5 |
// Declaração de variáveis do tipo int int idade; int produtos; int quantidade_alunos = 200; |
NOTA: Ao declarar uma variável é possível atribuir um valor inicial, como foi feito na linha 3: int quantidade_alunos = 200;
Tipos Decimais | double
São os dados numéricos constituídos pelo conjunto dos números naturais, inteiros e racionais, ou seja, números negativos, positivos, fracionários e com casas decimais.
Exemplos:
- A área de um terreno é igual a 123.50 m².
- O saldo da conta é R$ -258.69.
- A temperatura ambiente é de -20.35 °C.
NOTA: No Brasil, separamos a parte inteira da parte decimal de um número utilizando a vírgula (,). Na construção de algoritmos, a notação a ser usada é a inglesa, que utiliza o ponto (.).
Em Dart, os números decimais são declarados com a palavra reservada double.
1 2 3 4 5 |
// Declaração de variáveis do tipo double double area_terreno = 123.50; double saldo = -258.69; double temperatura = -20.35; |
NOTA: Em Dart, existe o tipo num, que é um supertipo de int e double.
Tipos Literais
São constituídos por sequências de letras, números e símbolos especiais, incluindo os espaços em branco, que se encontram entre aspas duplas, ” “, ou aspas simples, ‘ ‘.
Outras denominações do tipo de dado literal encontradas nos livros técnicos são: cadeia, string, alfanumérico.
Exemplos:
- “Celular: (98) 1234-5678”
- ‘CPF: 123.456.789-10’
- “Endereço: Rua Fulano de Tal, nº 1234”
- “kdosh.net”
Em Dart, o tipo de dado literal é definido pela palavra reservada String.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 |
// Variáveis do tipo String String celular = "(61) 1234-5678"; String CPF = 'CPF: 123.456.789-10'; String endereco = 'Rua Fulano de Tal, nº 1234'; String site = "www.kdosh.net"; String menu = '----------------------------\n' + '<<< BANCO GUIATECH >>>\n' + '----------------------------\n' + ' OPÇÃO | OPERAÇÃO \n' + '----------------------------\n' + ' 1 | SALDO\n' + ' 2 | DEPÓSITO\n' + ' 3 | SAQUE\n' + '----------------------------\n' + 'Digite uma opção -> '; |
Tipos Lógicos
São os dados que assumem os valores true (VERDADEIRO) ou false (FALSO). São também conhecidos como tipos de dados booleanos em homenagem a George Boole.
Em Dart, os tipos lógicos são declarados com a palavra reservada bool.
1 2 3 4 5 |
// Declaração do tipo lógico bool bool estaChovendo = true; bool estaFrio = false; bool estaApto = true; |
Inferência de Tipos
Em Dart, o tipo pode ser inferido dinamicamente de duas maneiras:
Com dynamic, que é uma indicação de que o objeto pode ser de um tipo qualquer; e
com var, que é semelhante ao dynamic, com a diferença de que o primeiro tipo atribuído é o que será inferido para o restante do código.
RESUMO
Tipos de Dados em Dart:
- Numéricos:
- num – inteiros e decimais
- int – inteiros
- double – decimais
- Literais:
- String
- Lógicos:
- bool
- Dinâmicos:
- var
- dynamic
*Atualizado em 21 de janeiro de 2021